OVTU no Programa Nosso Campo (TVTEM)

Hoje, 19 de outubro, foi ao ar uma matéria sobre a Orquestra De Violeiros Terra da Uva no programa Nosso Campo, do canal regional afiliado da Rede Globo, TV TEM.

1394137_590895790967009_1575922181_n

O programa vinha exibindo semanalmente matérias sobre Viola Caipira, mostrando grupos de várias cidades, e também luthiers (artesãos que constroem o instrumento). A matéria de hoje encerrou essa série de reportagens.

Clique aqui para ver a matéria na íntegra!

Anúncios

Prêmio Rozini de Excelência em Viola Caipira

“Viola cabocla, seu timbre não falha,
criada no mato, como a samambaia.Jornal de Jundiaí 18-06-2013 Premio Rozini OVTU
Veio pra cidade de chapéu de palha,
mostrou seu valor, vencendo a batalha.
Voltou pro sertão, trazendo a medalha”
(Viola Cabocla – Tonico e Piraci)    

Foi com muita alegria que na última segunda-feira, a Orquestra de Violeiros Terra da Uva foi contemplada com o Prêmio Rozini de Excelência em Viola Caipira, um evento nacional organizado pelo Instituto Brasileiro de Viola Caipira (IBVC) de Belo Horizonte/MG.

O evento, que aconteceu no Auditório Símon Bolivar, no Memorial da América Latina na cidade de São Paulo, premiou três participantes de cada uma de 24 categorias, como Dupla, Intérprete, CD, Orquestra, entre outras. E também contou com a ilustre presença de Inezita Barroso, apresentadora do programa Viola Minha Viola na TV Cultura e  ícone da divulgação e pesquisa da cultura popular e folclore brasileiro, tendo dedicado toda sua vida para o estudo dessa vertente; e Almir Sater, grande violeiro sul-matogrossense, cujo trabalho influenciou e ainda influencia gerações de violeiros. A noite terminou com um show completo do Almir e sua banda.

Tivemos também uma oportunidade de ter contato com violeiros de outros estados, de trocar idéias e cds, e conhecer novos trabalhos envolvendo a viola caipira no país inteiro.

Certificado + Troféu - Premio Rozini 2013 - 17-06-2013Todos ficamos muito felizes com a premiação, pois é com muita dedicação e honestidade que realizamos nosso trabalho de valorizar o nosso instrumento, a viola caipira, instrumento brasileiro, representante do interior. É muito importante que existam eventos como esse, para levá-la para as grandes metrópoles e mostrar a diversidade musical que pode ser feita a partir de um só instrumento que é a viola.

Gostaríamos de registrar um sincero agradecimento para todos os envolvidos de alguma forma com a Orquestra e seu trabalho, aos que estão nos bastidores nos ajudando em cada ensaio e apresentação; aos violeiros e cantadores nossos amigos que muitas vezes vieram de longe para participar de alguns de nossos shows, tornando-os mais ricos e diversificados; Aos amigos que divulgam nosso trabalho nos meios de comunicação; E finalmente agradecemos ao nosso público, sempre atencioso e nos acompanhando em nossa caminhada, que começou há dois anos, mas não tem data pra terminar!

E a grande vitoriosa no final, foi a Viola Caipira!!!

1016167_382737171838024_2094717405_n

Integrantes da Orquestra em frente ao Auditório Símon Bolivar, no final do evento.

Prêmio Rozini de Excelência em Viola Caipira

562422_183527021796835_253278197_nA Orquestra está participando do aclamado Prêmio Rozini de Excelência em Viola Caipira, que acontece anualmente. O prêmio reúne diversas categorias como melhor violeiro, melhor cd, melhor dupla e etc. Entre essas categorias está a “Melhor Orquestra de Viola”, para a qual estamos concorrendo.

Pedimos a ajuda de todos para nos ajudar a ganhar esse prêmio votando em nós no seguinte link:

http://ibvc.org.br/index.php?pagina=html/perfil.html&profile=173

Para votar, é só clicar no botão “votar” na parte direita da página e fazer um pequeno cadastro, será enviado um link para seu email. Então é só clicar nele e votar nas categorias.

Vale lembrar que estão concorrendo também os parceiros Wilson Teixeira (nas categorias Revelação Solo e Violeiro), Cláudio Lacerda (categoria Intérprete) e Thiago Paes do Site Zona da Viola (categoria Melhor Site).

Contamos com a ajuda de todos, é muito importante para nós!!!

Programa Mário e Miguel, TV Japi

Ontem, 21/03, a Orquestra de Violeiros Terra da Uva (representada por 6 integrantes) participou do programa Mário e Miguel, da Tv Japi, canal regional de Jundiaí. A gravação foi transmitida ao vivo, e vai reprisar no sábado as 9h.

Em breve será disponibilizada a versão completa da nossa participação no programa ! Fiquem atentos!

tv japi

Mapa da Música Brasileira – Sennheiser

A Sennheiser, renomada empresa fabricante de microfones está começando um projeto em seu web site: construir um mapa da música brasileira. Nesse mapa estão localizados os diversos ritmos que compõe a nossa cultura, como o samba, bossa nova, rock nacional, e é claro, moda de viola. O funcionamento é muito simples: grupos de ritmos nacionais podem se inscrever para conseguir votos e fazer parte desse mapa. Para representar o gênero Moda De Viola, a Orquestra de Violeiros Terra da Uva está inscrita na votação.
No momentos estamos em 4º colocado entre todos os gêneros musicais! Pedimos ajuda de todos para votar na Orquestra, para que a música caipira esteja bem representada! O processo é simples, basta entrar no site da Sennheiser (www.sennheiser.com.br), entrar na seção “Mapa da Música Brasileira”, cadastrar-se com o facebook, e clicar em nossa imagem!

Veja como é o mapa feito pela Sennheiser:

mapa

 

 

Natal Solidário

A Orquestra de Violeiros Terra da Uva, em parceria com os cursos de Pedagogia e Psicologia da Universidade Anhanguera de Jundiaí, realizou ação solidária arrecadando de brinquedos para distribuição neste Natal de 2012. Assim, no dia 28/11/2012, a Orquestra se apresentou no anfiteatro da Faculdade Anhanguera tendo sido recolhidos na ocasião 140 brinquedos, doados pelos alunos e professores dessa instituição de ensino. Os brinquedos foram doados à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, para auxiliar no atendimento das famílias carentes da região do Bairro Varjão em Jundiaí. O representante da referida paróquia, Sr. Antonio Willian Martins Sousa, destacou a importância desta ação, uma vez que são atendidas pela pastoral social mais de 40 famílias e que os brinquedos serão distribuídos entre as crianças dessas famílias. Também, a coordenadora do curso de Pedagogia, Prof. Drª Denise Filomena Bagne Marquesin afirmou a importância da ação, uma vez que desperta a solidariedade e a responsabilidade social entre os alunos.  O representante da Orquestra, Sr. Evaldo Franciscato agradeceu à Faculdade Anhanguera pela possibilidade da parceria e lembrou a preocupação social existentes nos músicos que formam a Orquestra, o que tem fomentado ações que confirmam a responsabilidade social da Orquestra de Violeiros Terra da Uva.

Segue abaixo, o certificado de entrega dos brinquedos:

certificado entrega de presentes

O primeiro ano da OVTU foi um ano cheio de realizações e avanços. A Orquestra sempre valorizou a ação social através de seus shows, juntamente com a divulgação da boa música trazida da Viola Caipira.

A Orquestra de Violeiros Terra Da Uva deseja um Feliz Natal e Ano Novo para todos!